Seja Bem vindo(a) ao nosso Site! Ao visitar a cidade de São Raimundo Nonato, "Berço do Homem Americano" procure o Real Hotel, que ao longo de 20 anos vem sempre inovando para proporcionar conforto e qualidade a sues clientes!

 

 

 
 
 

Real Hotel Empreendimentos Ltda      Tel: (89) 3582-1495 / 3582-1661

(89) 98142-2024

 

 
 

 

Página Inicial  | O Hotel | Apartamentos  |  Restaurante  Eventos  | Reservas Turismo | Como Chegar a SRN 

 

 
 

 
     
 

  IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO 

 

  1. Nome do Município: São Raimundo Nonato - PI

 

  1. Região Turística que faz parte: Pólo das Origens

 

  

CARACTERIZAÇÃO GERAL DA REGIÃO TURÍSTICA

 

São Raimundo Nonato é um município brasileiro do estado do Piauí, distando aproximadamente 576 km de Teresina, capital do Piauí. Criado em 26 de junho de 1912, o município tem atualmente 31.744 habitantes de acordo com o IBGE e 2606,8 km², constituindo-se no município pólo da microrregião.

        

Seu mais importante atrativo turístico é o Parque Nacional Serra da Capivara, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO, desde 1991. O Parque tem 129.140 hectares, um perímetro de 214 quilômetros e conta com uma excelente estrutura recebendo atualmente uma média de 10.000 turistas/ano. Ainda no município é possível visitar o Museu do Homem Americano, que guarda um acervo belíssimo das peças arqueológicas mais importantes encontradas ao longo de 36 anos de pesquisa e escavações, realizadas pela Fundação Museu do Homem Americano.

 

 

Pedra Furada - Cartão Postal da Serra da Capivara

 

Sua economia é baseada nos setores primário (agricultura e pecuária) e terciário (serviços), principalmente os turísticos, com Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 89.217.000,00 de acordo com dados de 2005 do IBGE. 

 

Possui uma população muito alegre e batalhadora. Os festejos do padroeiro da Cidade, no mês de agosto, movimentam toda a região.

 

No Parque existem centenas de sítios com grafismos rupestres – uma espécie de desenho animado sobre nossa milenar história. O Parque é considerado um dos mais bem estruturados do Brasil. Rampas e passarelas levam turistas de variadas idades ou dificuldades de locomoção para bem perto das pinturas. Um moderno sistema de sinalização e guias experientes explicam as ocupações humanas, a vegetação, a fauna e a paisagem que caracterizam essa região nordestina.

 

Além disso, um moderno sistema de iluminação permite visitação noturna e guaritas bem equipadas dão conforto e bom atendimento aos que desejam conhecer de perto onde começou a saga do povo brasileiro.

 

Mas, além dos atrativos pré-históricos do Parque; do trabalho social, ambiental e científico da Fundação Museu do Homem Americano, e do Museu com seu considerado acervo, São Raimundo Nonato guarda patrimônios como simpatia e receptividade, qualidades que dispensam o teste carbono 14 para atestar que sempre estiveram presentes em nossa gente e que vale a pena serem conhecidas.

 

O município de São Raimundo Nonato está localizado na mesorregião do sudoeste piauiense, possui aproximadamente 31.744 habitantes e 2.606,8 Km². Foi fundado no ano de 1912. Sua densidade demográfica é: 9,97 hab/km2; Área total: 2.606,8 Km2; Altitude 332m.

 

Em São Raimundo Nonato localiza-se parte do Parque Nacional Serra da Capivara, um Parque que envolve ao todo quatro municípios, sendo protegido pela UNESCO e que tem 129.140 hectares e um perímetro de 214 quilômetros.

 

O Patrimônio Histórico, arquitetônico e cultural de São Raimundo Nonato data da segunda metade do século XIX, quando a vila crescia embalada pelo florescente ciclo econômico e comercial da expansão bovina e extração da maniçoba que atraia, na época, milhares de pessoas dos estados vizinhos Bahia, Pernambuco e Ceará.

 

Neste momento se implantaram as tradicionais famílias, que alavancou o desenvolvimento da região. Na saga deste momento percorreu a região o missionário Jesuíta Frei Henrique Pascoal, edificando grandes templos católicos como o de São João do Piauí, Ponta da Serra, São Raimundo Nonato e Remanso.

 

O município é o pólo de desenvolvimento de uma microrregião, compreendida por 13 municípios. Com uma população superior a 109 mil habitantes, possui uma atividade comercial intensa, conta com três agências bancárias: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.

 

São Raimundo está no eixo do principal corredor de ligação do Planalto Central com os Estados do Nordeste. Pela cidade passa o traçado da BR-020, produto de uma das mentes mais fantástica e grandiosamente futuristas do nosso país, Juscelino Kubitscheck. Ela representa um arrojado projeto de integração nacional, base estruturante do desenvolvimento e progresso deste pedaço do Brasil.

 

Projetada para ligar Fortaleza à Brasília, teve os seus serviços interrompidos, há quase 40 anos, apenas na primeira fase de sua implantação.

 

 Hoje, a herança cultural do nosso povo, as agruras sócio-econômicos, a grande extensão territorial da região e as dificuldades em se prover adequadamente a fiscalização são os fatores estimulantes para que a captura, o tráfico, o comércio e o

 

uso de exemplares da fauna prospere enormemente.

 

O município possui uma fauna muito diversificada, mas as razões acima têm contribuído para a diminuição e o desaparecimento de algumas espécies.

 

Ao longo dos tempos, a região foi vítima da caça de subsistência e comercial. Existem animais silvestres que estão extintos, há pelo menos 30 anos, como o tatu canastra.

 

Aspectos Culturais:

 

Celebrações

 

Nesta categoria incluem-se os principais ritos e festividades associadas à religião, à civilidade, aos ciclos do calendário. São ocasiões diferenciadas de sociabilidade envolvendo práticas complexas com suas regras específicas de distribuição de papéis, a preparação e o consumo de bebidas, a produção de um vestuário específico, a ornamentação de determinados lugares, o uso de objetos especiais, a execução de musicas, orações e danças.

 

Nas festas cívicas podemos citar o desfile de 7 de Setembro, o qual reúne grande parte da população pra apreciar este lindo evento em nosso município.

   

Nas festas populares temos os tradicionais caretas, no período da Semana Santa; as quadrilhas dos bairros nas festividades juninas, as quais disputam prêmio anualmente. Temos também as danças Folia de Reis; Reisado das Ciganas e Roda de São Gonçalo.

 

Nas festas religiosas podemos citar a procissão do bairro Santa Luzia; a procissão de São Raimundo Nonato; a festa da Imaculada Conceição; festa do Coração de Jesus; festividades de Nossa Senhora das Mercês e o ritual da Umbanda.

 

 

ATRATIVOS NATURAIS

 

Parque Nacional Serra da Capivara 

 

A Serra da Capivara a 576 Km de Teresina, capital do estado do Piauí, abriga o mais antigo sítio arqueológico das Américas com suas figuras rupestres tombadas como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, desde 1991. A Serra da Capivara foi transformada em Parque Nacional em junho de 1979, com 129.140 hectares e tem atualmente mais de 1.000 sítios arqueológicos identificados e catalogados, através do trabalho realizado pela Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).  

 

Estrutura para visitação de sítios arqueológicos

 

Encontra-se no Parque Nacional Serra da Capivara a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas e a maior concentração de pinturas rupestres do mundo. O Parque tem lindas paisagens do bioma caatinga e tem fomentado o desenvolvimento da atividade turística no município gerando uma boa infra-estrutura receptiva e conta com hotéis, pousadas, restaurantes, aeroporto (em fase de conclusão) e culinária regional.

 

A guarita mais próxima do centro de São Raimundo Nonato é a guarita de acesso à Serra Vermelha, via PI 140 e está há 25 km do centro da cidade. As informações para visitação podem se obtidas no telefone do Centro de Informações Turísticas Francisco de Assis Negreiros, 89 3582-2602.

 

Outros atrativos naturais se destacam na região, como: 

 

Pedra e Lagoa de São Vítor – Localizado no povoado de São Vitor, a Pedra de São Vitor é um atrativo natural com uma vista panorâmica propício para rapel e turismo de aventura; A lagoa além de ser fonte de abastecimento da comunidade é um belíssimo belvedere do povoado. Anualmente dois grandes eventos movimentam o calendário turístico-cultural do povoado: a Cavalgada dos Vaqueiros e o Campeonato de MotoCross.

 

Riacho do Fechadão (comunidade Fechadão – zona rural) – Após o período de chuvas,o Riacho do Fechadão, (que não é perene) propicia o turismo de sol e banho com uma bela paisagem. Freqüentado por famílias e pessoas que vão em grupos com o propósito de lazer, o riacho também oferece opção de pesca para os amantes dessa atividade.

 

Açude Aldeia - construído em 1912, ano de emancipação política do município, com capacidade para 7.235.250 m³, na época considerado milagre dos sertões catingueiros. Teve como administrador-chefe o engenheiro Ciarline, coadjuvado por um seu parente - o técnico Vicente Piccinni.

 

Hoje com sua capacidade total bem reduzida, devido seu assoreamento no decorrer desses cento e poucos anos. Até pouco tempo era a única reserva de água potável que abastecia a cidade. Com o aumento da população da cidade o Açude Aldeia já não era mais suficiente para abastecer toda a cidade, e também a água já não era tão potável para o consumo humano. Daí com a implantação da adutora da Serra Branca, abastecida por poços tubulares que passou a fornecer água potável e muito saborosa, o Açude Aldeia ficou restrito apenas às vazantes, hortas e abastecimento de alguns moradores ribeirinhos. 

 

Apesar de não ser explorada turisticamente em períodos de enchentes, tem um dos mais belos espetáculos da natureza que é a queda d’água em seu sangradouro, atraindo diariamente a população da cidade para apreciá-la, e alguns aproveitam para banho e pescaria.

 

Barragem Petrônio Portela (Povoado Onça – zona rural) antiga aspiração dos habitantes da região, com a finalidade de propiciar abastecimento humano e animal, irrigação, produção de pescado e lazer. Constituindo-se um dos mais belos cartões postais do município, teve início de sua construção em outubro de 1984, após assinatura do convênio no PGE 07/84, firmado entre o DNOCS e o Governo do Estado. A obra forma um lago de 4.500 ha que se estende ao longo de 14 km do rio Piauí, a partir do eixo da barragem, acumulando 181.248 milhões de m³ de águas (DNOCS, 2003).

 

Dada a grande importância que a Barragem Petrônio Portela representa para São Raimundo Nonato e municípios circunvizinhos, realizou-se um diagnóstico Eco turístico e Ambiental, traçando o perfil da área e subsidiando o aproveitamento sustentável através da atividade ecoturística. A barragem Petrônio Portela está localizada no rio Piauí, município de São Raimundo Nonato (PI). O acesso ao local de barramento pode ser feito através da BR-343, de Teresina a Floriano, tornando-se em seguida a PI-140, de Floriano a São Raimundo Nonato e a BR-020 no sentido São Raimundo Nonato e São João do Piauí, após percorrer 20 km, entrando à direita  numa estrada secundária e seguindo mais 25 km, chega-se ao local da barragem. 

 

ATRATIVOS HISTÓRICO-CULTURAIS

 

Na região central da cidade, entre a Avenida Professor João Menezes e a Praça da Igreja Matriz, encontramos vários casarões estilo colonial, datados do século XIX e início do século XX, alguns bastante deteriorados, mas ainda podemos encontrar outros em perfeito estado de conservação, mostrando os detalhes de sua arquitetura original. Nos arredores da majestosa matriz de São Raimundo Nonato e ao longo do belíssimo vale do rio Piauí foram se edificando os grandes casarões coloniais, modelo português e espanhol.

 

Igreja Catedral de São Raimundo Nonato - Construída em 1876

 

Em todo o município existem ainda mais de 100 destes prédios que resistem ao tempo e à especulação imobiliária, em favor da arquitetura moderna, cada um deles guardando ainda uma das páginas mais belas da história de São Raimundo Nonato.

 

A Avenida Professor João Menezes, por ser uma das mais antigas da cidade ainda podemos encontrar vários casarões em todo o seu percurso,  percorrendo a Avenida, percebe-se a sua importância pela história do povo impregnada nos antigos casarões, no saudosismo dos que viram a avenida ser transformada. Olhando mais atentamente verificou-se que no ano de 2006 a avenida teve um crescimento vertical acelerado, com isso o aspecto colonial está desaparecendo.

 

 

     Casarões centenários em São Raimundo Nonato 

 

Ainda em São Raimundo Nonato, a 4 km do centro da cidade, no sentido da saída para Remanso (BA), pode-se visitar o Museu do Homem Americano, que possui  um valioso acervo que retrata a vida na região desde a pré-história aos dias atuais: peças arqueológicas e paleontológicas, uma sala totalmente pensada a partir da nova concepção museográfica com exposições que utilizam tecnologia avançada para retratar as pinturas rupestres e muita informação antropológica.

Museu do Homem Americano (Vista Corredor)

Exposição de peças pré-históricas

 

A exposição permanente está baseada nos resultados obtidos em três décadas de pesquisas realizadas na região do Parque Nacional. Atualizada regularmente nela se integram as novas descobertas locais e os dados relacionados com a origem do homem e povoamento das Américas, provenientes de pesquisas a nível mundial.

 

As contribuições de pesquisas interdisciplinares realizadas em torno do tema da interação humana com o ambiente, da pré-história aos dias atuais complementam as informações permitindo assim um detalhamento maior sobre o modus vivendi dos grupos pré-históricos da Serra da Capivara.

 

O objetivo da exposição é resgatar as identidades culturais indígenas, na sua diversidade, nos diferentes momentos da pré-história através dos diferentes vestígios descobertos, para reconstituir sua cultura material e imaterial. É o que se pode chamar de voltar no tempo mesmo. Aqui não se conta em décadas ou séculos, o Museu do Homem Americano guarda relíquias dos primeiros homens que viveram nas Américas.

 

As descobertas arqueológicas da região da Serra da Capivara mudaram a maneira de se contar a pré-história e estão registradas no museu, que é mantido pela Fumdham - Fundação Museu do Homem Americano. Funciona de terça a domingo das 9h às 17h. O valor da entrada é de R$ 10,00(inteira) e R$ 5,00(reduzida) para estudantes e grupos com mais de dez pessoas.

 

O endereço é Centro Cultural Sérgio Motta, s/ nº - Bairro Campestre. É bom saber que a região da Serra da Capivara é bem quente durante o dia, então é importante levar roupas leves, não importa a época do ano.

 

Fonte: SMT/SRN

 
 
     
 

 

 

Real Hotel Empreendimentos Ltda.

Largo Manoel Agostinho de Castro, 704, Centro

CEP: 64770-000 São Raimundo Nonato - Piauí - Brasil

Fone: (89) 3582-1495 / 3582-1661

E-mail: real.hotel@yahoo.com.br

 

 

 

Todos os direitos reservados © Real Hotel - 2011

Site desenvolvido por: Megacom Informática

Melhor visualizado em 1024 x 768